texture

Ilhabela.com.br - Pixelz

Phone Number

(12) 99211-8660

Nome do projeto
Ilhabela.com.br
Cliente
Ilhabela.com.br
Data
Julho de 2016
Categorias
SEO,UX,Web Design

Como a Pixelz transformou o ilhabela.com.br no maior portal de turismo da região, com mais de 5 milhões de visitas por mês e posicionamento orgânico nos principais buscadores, por meio de produção de conteúdo e técnicas de SEO.

Como diriam os antigos, esse projeto é a nossa “Prata da casa”. Em 2015 assumimos o desafio de transformar o site ilhabela.com.br no maior portal de turismo da cidade de Ilhabela. Na época com 19 anos de existência, o portal já contava com mais de 40 mil visitas únicas mensais e um ótimo posicionamento nos buscadores com a palavra-chave “Ilhabela”.

Então nosso objetivo foi desenvolver um novo layout para o site mais moderno, clean com U.X. pensado no turista que visita a cidade. Para isso, a Pixelz fez uma pesquisa de mercado na cidade, além de estudos junto com Sebrae e Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo para entender todas as necessidades do turista e como poderíamos atendê-las.

Como foi a reformulação do ilhabela.com.br

O projeto contemplou o desenvolvimento de novo layout, programação, migração de banco de dados anterior, criação de conteúdo turístico e jornalístico, além de análise de SEO e edição de conteúdo com técnicas de webwriting. Esse processo levou 9 meses intensos, com foco integral de toda a equipe da agência. E, então, “nasceu nosso bebê”. Um ilhabela.com.br versão 2.0.

Mas não fizemos tudo isso sozinhos, contamos com quem mais entendia de web no momento para a revisão e validação do projeto: a Google. Em 2016, firmamos uma forte parceria com a empresa, que nos ajudou a melhorar a programação do portal, com treinamentos sobre as melhores ferramentas do mercado para buscadores. E ainda fomos presenteados com uma palestra especial do Google para Ilhabela no dia do lançamento do site, em um evento voltado para os empresários do segmento de turismo na cidade, que falou sobre as melhores práticas em tráfego orgânico e pago na web.

Enfim o dia do lançamento

Depois de meses trancados dentro do escritório, 100% focados em entregar o JOB, em Julho de 2016, comemorando os 20 anos de existência do portal, fizemos finalmente o lançamento da nova plataforma do ilhabela.com.br.

Para apresentar o novo portal e cada uma de suas novas funcionalidades, foi organizado um evento no Kalango Hotel Boutique, no bairro da Cocaia, onde estiveram presentes representantes de meios de hospedagem, gastronomia, turismo, serviços, além da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Turismo, Associação Comercial, Ilhabela Convention & Visitores Bureau, e veículos de mídia como a Rádio Antena 1.

Mais do que apresentar o novo ilhabela.com.br, o objetivo do encontro foi esclarecer alguns mitos sobre marketing digital, assim como dar dicas de como as empresas podem se destacar diante dos concorrentes em momentos de crise. Para isso, convidamos quem mais entende do assunto: o Google.

Duas consultoras da sede do Google em São Paulo, Tatiana Kagawa e Larissa Moreira, vieram até Ilhabela para fazer uma palestra sobre ferramentas de negócios para o mercado de turismo. Durante a apresentação, trouxeram diversos números sobre o segmento, o que foi bastante útil para os que estavam presentes. Os participantes também puderam tirar dúvidas sobre as ferramentas e o mecanismo de busca do maior buscador do mundo.

O trabalho intenso e a apresentação teve muito sucesso e 100% de aceitação da cidade, incluindo empresas que ainda não faziam parte do portal e, depois do evento, se tornaram clientes. Enfim, no dia 1º de Julho de 2016 estava no ar o novo portal ilhabela.com.br. E como toda boa equipe que veste a camisa do cliente, estávamos uniformizados pra sair bonitos na foto!

Todo projeto entregue com sucesso ao cliente merece comemoração e descanso não é mesmo? Mas não para nossa equipe, que voltou do lançamento super motivada a fazer o ilhabela.com.br crescer a cada dia mais. Em poucos meses, conseguimos aumentar os acessos únicos do site para 300 mil. Um sucesso que nos fez melhorar ainda mais a indexação nos buscadores e, o melhor: tudo de forma orgânica, sem investir nem um real em publicidade paga.

Você deve estar se perguntando: “mas como?”. O segredo é a alma do negócio, mas aqui no nosso site vamos compartilhar dicas preciosas de como se destacar na web nos dias de hoje. Confira no nosso Blog.

O ANO DE 2020

Em 2020, completando 24 anos de existência, com ótimos resultados nos buscadores, novas ferramentas implantadas, só tínhamos o que comemorar. Afinal, desde 2017, a agência Pixelz assumiu completamente o portal, agora estávamos trabalhando com 100% de autonomia, afinal nosso “xodó” era nosso.

Mas como nem tudo na vida são flores, em março de 2020 veio a pandemia do COVID-19, que paralisou o mundo e fechou (literalmente) as portas de Ilhabela para o turismo. Como modo de prevenção de contágio da doença, a cidade decidiu proibir a entrada de turistas na cidade, o que freou o número de casos da doença, mas causou um grande impacto na economia da cidade, que depende quase que integralmente do turismo.

O que fazer quando nosso trabalho, que é mostrar Ilhabela para o mundo e atrair visitantes para a cidade, não podia ser feito? Foi então que nós decidimos criar um vídeo para conscientizar e tranquilizar os turistas sobre as condições da cidade. Intitulado “Até daqui a pouco”, o vídeo mostrou as belezas de Ilhabela e explicou porque tivemos que nos fechar, mas deixando a mensagem de que tudo ficaria bem. Quando tudo voltasse ao normal, estaríamos de braços abertos para receber nossos visitantes, #atédaquiapouco.

A RETOMADA

Mesmo diante de todas as dificuldades e incertezas que o mercado de turismo apresentava, nós decidimos mais uma vez inovar e apostar em uma ferramenta que pudesse ajudar na retomada do turismo pós-pandemia. Mais uma vez auxiliados pelo Sebrae e Secretaria de Turismo do município de Ilhabela, resolvemos lançar uma nova marca, um novo logotipo do ilhabela.com.br que transmitisse alegria e diversão ao turista, uma marca com força internacional. E, junto com a nova marca, uma nova ferramenta de busca para a cidade. Em Julho de 2020, lançamos a nova versão do site, o ilhabela.com.br 2.5.

Hoje, o portal é referência em turismo não só em Ilhabela, mas também em toda a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, alcançando a marca de 5 milhões de visitas únicas por mês na alta temporada, que vai de dezembro a março. Paralelamente, o Instagram @ilhabelacombr tem crescido a cada dia, com conteúdos interessantes para os turistas, atingindo 30 mil seguidores recentemente.

E como somos curiosos e incansáveis, em breve teremos novidades para contar sobre esse projeto. Acompanhe!

Post navigation